Estudo da Scanntech mostra que o varejo de vizinhança cresceu 5,3% em faturamento no ano, acima dos 4,1% do setor.
Os minimercados tiveram um desempenho acima da média em 2025, quando comparados ao varejo alimentar de forma geral. É o que mostra um novo estudo divulgado pela Scanntech. A pesquisa “Radar Varejo de Vizinhança” mapeou o desempenho de estabelecimentos que têm de 1 a 9 checkouts.
Segundo os dados da Scanntech, o varejo alimentar total registrou alta de 4,1% em faturamento – apesar da queda de 2,1% nas unidades vendidas.
O chamado varejo de vizinhança, por seu lado, apresentou desempenho superior, combinando menor retração no consumo e crescimento mais robusto em valor. O fechamento de 2025 aponta para um crescimento de 5,3% no faturamento.
O aumento do faturamento dos minimercados foi impulsionado principalmente pela alta do preço médio por unidade, que foi de 6,6%. Em contrapartida, o consumo apresentou retração, com queda de -1,5% nas unidades vendidas, reflexo sobretudo da redução do fluxo em loja (-2,5%).
O cenário tornou-se mais crítico no final do ano. Entre outubro e dezembro de 2025, o crescimento do faturamento desacelerou para 1,7%. Essa perda de fôlego ocorreu por causa de uma queda grande no fluxo de clientes (de 9,1% no trimestre) e do menor repasse de preços (que foi insuficiente insuficiente para cobrir a redução de unidades vendidas).
Além disso, o crescimento de 5,3% no faturamento dos minimercados não foi distribuído de forma igualitária entre as categorias. A de perecíveis foi a grande âncora do faturamento, sendo responsável por mais de 62% do resultado positivo total do ano. A de mercearia, embora tenha sido a segunda maior contribuidora para o faturamento, teve a maior queda em unidades (–2,2%). E a de bazar apresentou retração de 0,7%.
O desempenho de faturamento não foi uniforme pelo Brasil. Enquanto todas as regiões sofreram com a queda de unidades, o Nordeste e o grupo RJ/ES/MG se destacaram com os melhores desempenhos de faturamento em 2025 para os minimercados.
Fonte: Mercado & Consumo
-
Tendências do varejo para 2026 mudam a experiência de compra
16/01/2026
Tecnologia, personalização, valor, conveniência e confiança são tendências do varejo para 2026 que redefinirão a experiência de compra
-
Marca própria como diferencial competitivo dos supermercados
02/09/2025
Saiba como a marca própria como diferencial competitivo de supermercados impulsiona lucros, fideliza clientes e fortalece a identidade
-
Destacar os produtos próximos da data de validade funciona? Entenda
01/08/2025
Estratégia comum no varejo alimentar, prática busca evitar desperdício e aumentar o giro de estoque.