5 Dicas Para Vender Mais Na Black Friday 12/11/2021 16:28:09

A Black Friday 2021 está chegando, e os vendedores e consumidores de todo o país esperam para aproveitar suas vantagens, uma data famosa por alavancar as vendas. Com a flexibilização do comércio na maioria das cidades, a expectativa para esse ano é de uma edição híbrida.

E como todas as edições apresentaram resultados surpreendentes, seja em relação ao número de vendas ou conquista de novos clientes, confira algumas dicas que separamos para ajudar os varejistas interessados em melhorar sua performance para atrair mais clientes e, consequentemente, ampliar suas chances de vendas na Black Friday 2021.

 

1. Estratégia é tudo!

Para o sucesso nas vendas, em especial em um evento em que todos os concorrentes também estarão a postos, é preciso ser estratégico e colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar.

“O comerciante tem que ter tudo devidamente preparado e adequado para a ocasião, o que vai desde estoque, melhorias tecnológicas, preços, variedade nas formas de pagamento, investimentos em infraestruturas de serviço e novas soluções até a postura de colaboradores”, pontua Ferraz, head de digital e sócio da Macfor.

Criar um cronograma com toda a jornada do cliente é essencial para conseguir visualizar todo o caminho a ser percorrido e identificar pontos que precisam de ajustes.

 

2. Planeje seu estoque

O cuidado com o estoque deve levar em consideração a quantidade e variedade dos itens para não vender produtos que não estão mais disponíveis. Com antecedência, estude o que deve ser colocado em promoção e identifique o que pode ser vendido em grandes quantidades.

Uma boa dica é separar as mercadorias que estão paradas há alguns meses. Além disso, é importante se certificar que o estoque está atualizado em todos os seus canais de venda.

 

3. Ofereça facilidades de pagamento e entrega

Uma dica para vender mais vender mais na Black Friday é oferecer aos clientes facilidades exclusivas. Frete grátis e diferentes formas de pagamento são iniciativas que certamente irão atrair o público, destacando a sua empresa da concorrência.

Além disso, todo processo deve ser uma experiência amigável e intuitiva, disponibilizando todas as informações necessárias para preenchimento correto dos dados e instruções claras para finalização segura da compra, sem gerar nenhuma dúvida ou desconfiança.

 

4. Ofereça bons descontos e seja transparente

Os descontos oferecidos na Black Friday precisam ser atraentes para seus compradores e, ao mesmo tempo, estratégicos para o seu planejamento financeiro. Para criar uma oferta inteligente sem ter prejuízos com a venda, faça um estudo da sua estratégia de precificação.

E na hora de fazer um estudo da sua concorrência, não deixe de calcular o preço de custo, os custos operacionais e a sua margem de lucro para cada item. Dessa forma, você chega em um valor de desconto que realmente consegue oferecer.

 

5. Valorize seu cliente no pós-venda

O sucesso de uma venda não se resume à compra do produto ou serviço. Todo o caminho deve ser cuidadosamente pensado e planejado para proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor. E o pós-venda é essencial nesse processo.

Após a Black Friday, invista em estratégias de marketing de relacionamento para construir uma carteira de clientes cada vez mais fiel. Valorize os clientes que compraram seus produtos, analise o que levou consumidores a desistirem da compra (e corrija a rota). “Aproveite a ocasião para fazer o cadastro de todos que visitaram a sua loja – sem se esquecer, é claro, das normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, pontua Ferraz, head de digital e sócio da Macfor.

Programe o envio de mensagens de agradecimento, por exemplo, dando início à construção de um relacionamento duradouro. Depois, aproveite novas ocasiões para se conectar com esses clientes, enviando novos descontos e promoções.

 

Fonte: MercadoPago e RevistaCapitalEconômico

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